14.7.09

Direção Artística

Meninas, me desculpem pela falta de atualização e pela gafe de não responder os comentários.
É que eu estava viajando e não dava pra ficar escrevendo de lá.
(não posso mentir, a preguiça me consome as vezes)

Mas. hoje vou quebrar a sequência de vídeos pra falar de uma coisa muito importante: direção.

É díficil conhecer profissionais que se esforcem em dirigir as alunas. A maioria das professoras se preocupam em ensinar a técnica (às vezes, nem perfeitamente) e o que acontece é que em vez de formar bailarinas, forma-se um "exército de robozinhos".
Eu sempre disse, e essa é a filosofia das minhas aulas, que o que faz a bailarina não é a quantidade de passos que ela sabe executar, e sim como ela organiza aqueles passos na dança.

Final de semana passado eu fiz o curso do Jorge Sabongi.
Claro que ele é muito mais importante pra quem "segue" a vibe da Khan el Khalili, mas mesmo pra quem dança um estilo completamente diferente é super interessante ouvir o que ele tem a dizer.
Sim, as observações dele são dentro daquele estilo, mas ter uma boa expressão (e própria), um bom trabalho de braços e postura não é pré-requisito só pra Khan...

Bom, o curso só me comprovou o quanto é importante ter alguém do seu lado pra assistir e te avaliar sempre. Por isso é muito importante buscar uma professora que não se limite a ficar na sua frente mostrando como se deve fazer. Ela tem que assistir, que participar, dizer onde tá certo e onde tá errado.

E se você, assim como eu, não tem professora, seja porque ninguém na sua cidade está apta a te dar aulas, ou porque você nao se encantou com ninguém, ou seja lá qual for a explicação, faça do espelho seu melhor e pior amigo, da camerazinha digital seu novo espelho: grave e assista, mas assista com atenção e senso crítico lá em cima!

É isso. Todo mundo precisa de um caminho pra seguir, né? E se você tem alguém que pode te mostrar esse caminho, agradeça e aproveite.

beijinhos!

2 comentários:

Giovanna ઇ‍ઉ disse...

Oi, gostei muito do post de vcs! Concordo plenamente, é necessário ter professoras que acompanham, avaliam as alunas e não simplesmente mostram como se faz, é necessário o interesse tanto da aluna quanto da professora de formar verdadeiras bailarinas =)
Beijos

Hanna Aisha disse...

Oi Gabi
que bom que o curso valeu a pena.
Beijos mil

 
Arte e Ventre © 2008. Design: ~ Sweet Baby Girl