2.1.09

works...

Momento reflexão de ano novo:
Por que os works de DV custam tão caro?

Você querida bailarina/bailarino que já fez, ou que pelo menos já viu algum cartaz de algum work deve ter se perguntado porque ele é tão caro.
Eu também sempre me pergunto. Sempre faço os que aparecem na minha frente, mas sempre questiono o custo beneficio deles, principalmente os que são fora da cidade. Confesso que sempre faço os daqui de Fortaleza mesmo que o custo seja maior que o benefício, mas a esperança em aprender algo novo me move.

Aqui em Fortaleza eles são mais caros ainda, afinal quase todo mundo que vem é de SP e a passagem é cara, mas mesmo assim eu pago com uma dor no bolso.

Ano passado não consegui fazer nenhum curso relacionado a fotografia ou design, e olha que eu até me animei com um que eram 20h/a por 400 reais. Quando eu perguntei pra uma professora sobre o curso ela olhou pra mim assustada, "mas é tão caro. Só faça se você tiver certeza absoluta que quer se profissionalizar nisso." E eu chocada... hehehhe... a gente paga 400 por 5 ou 6 horas de aula, que sejam as 20, mas quantas vez por ano a gente faz isso?
Pois é, depois desse dia fiquei meio
cabreira com os tais works.
Tá, eu tenho certeza que quero me profissionalizar na dança, mas mesmo assim, né.

Bom, mas voltando a questão dinheirística, os valores são muito diferentes, não existe padrão (eu, pelo menos, nunca vi). Tem curso que custa 80 e tem que custe 500. Claro que os valores se baseiam em algumas coisas: tempo da aula, "famosidade" da bailarina, lugar... Mas as vezes um curso maior sai muito mais barato que um de duas horas e meia. Por que?

Não sei, gostaria que os organizadores tentassem passar só os custos pras inscritas, em vez de querer ganhar dinheiro. E também que conseguissem patrocínios, assim seria tudo mais fácil. E nesse momento eu gostaria de parabenizar a Kilma Farias, bailarina de João Pessoa, que faz works de graça, ou bem baratinhos, com apoio da prefeitura (esse parabéns se estende a todas as pessoas que procuram fazer cursos a baixos custos para democratizar a dança).

O texto já tá um pouco grande, então agradeço a quem conseguiu chegar até aqui.
Por favor, não leiam isso e saiam por aí dizendo que não vão mais fazer works. Façam. Eles são muito importantes para nossa formação, mesmo quando você sai achando que não aprendeu nada, sempre tem algo que passa despercebido na hora, que vai servir mais tarde.

[Resolução para 2009: não ficar só nos pensamentos e tentar promover oficinas a preço de custo pra galera interessada.]



tema indicado por Hanna Aisha (http://khandara.multiply.com)

0 comentários:

 
Arte e Ventre © 2008. Design: ~ Sweet Baby Girl